Skip to main content
Homepage
PT
Login/Registro

Fortalecendo a Terra: Carta de Sustentabilidade Ambiental da Live Nation 

A Live Nation Entertainment é a principal empresa de entretenimento ao vivo do mundo, composta por líderes de mercado globais: Ticketmaster, Shows da Live Nation, Festival Republic, Academy Music Group, C3 Presents, LN Mídia e Patrocínio e Artist Nation Gerenciamentos. 

A Live Nation Entertainment tem o poder de mudar vidas. Acreditamos que empoderar as pessoas através da música é uma das maneiras pelas quais podemos fazer a maior diferença no mundo. Isso se aplica ao modo como abordamos a sustentabilidade; 'Fortalecendo a Terra' é a nossa abordagem para reduzir nossos impactos ambientais. 

Dependemos do meio ambiente para criar eventos ao vivo de nível mundial. Garantimos a segurança do meio ambiente em nossos espaços e onde nossos eventos ao vivo acontecem. O cenário desempenha um papel fundamental na criação do clima único que forma memórias duradouras para os fãs. 

Iremos demonstrar liderança na ação climática estabelecendo metas baseadas na ciência que garantirão que nossas reduções de emissões de gases de efeito estufa (Greenhouse Gas Emissions - GHG) estejam alinhadas com os compromissos assumidos no Acordo de Paris da UNFCCC. Isso irá garantir que estamos contribuindo para o nível de descarbonização necessário para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 graus Celsius, em comparação com as temperaturas pré-industriais, conforme estabelecido no Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2018. 

Posição da Live Nation sobre as Mudanças Climáticas 

A mudança climática é real e está acontecendo agora. Os níveis de CO2e no ar são os mais altos já registrados. Eventos climáticos extremos aumentaram em frequência e intensidade e impactaram a vida de muitos. Esta e outras questões ambientais, como a perda de biodiversidade, a poluição do ar, a elevação do nível do mar e a acidificação dos oceanos estão mostrando que as ações humanas estão, inadvertidamente, levando a Terra para um estado menos acolhedor. Com as perdas catastróficas na biodiversidade relatadas no Relatório Planeta Vivo, o IPCC definiu o cronograma de ação urgente para limitar o aquecimento, aumentou a conscientização pública e os protestos exigindo ações do governo. A necessidade de governos, empresas, organizações e indivíduos trabalharem juntos para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa são mais evidentes do que nunca. 

Como líder mundial em entretenimento ao vivo, temos a responsabilidade de preservar a experiência de música ao vivo para as próximas gerações e uma tremenda oportunidade de usar nossa plataforma para inspirar uma ação ambiental global. 

Trabalharemos para reduzir o impacto ambiental de nossos espaços e festivais para garantir que estamos sendo cidadãos globais responsáveis, cuidando das comunidades onde operamos e fazendo nossa parte para conter os impactos mais prejudiciais para as mudanças climáticas globais.

Vamos alavancar o espírito criativo de nossa indústria, motivar e inspirar nossos fãs, funcionários, artistas e mercado para tomar pequenas, mas poderosas medidas em nossos eventos, para o benefício do meio ambiente e além.

E vamos alavancar a sustentabilidade como uma maneira de continuar inovando e gerar valor para nossos negócios.

Esta Carta é:

 

  • Uma visão unificadora que irá capitalizar e acelerar o trabalho que foi feito até hoje, nos alinhando em direção a um propósito comum de sustentabilidade, elevando nossos esforços de níveis incrementais para revolucionários.
  •  Um conjunto de metas ambiciosas mas viáveis . Alinharemos nossos esforços e metas com os padrões e estruturas globais mais estabelecidos atualmente, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Iniciativa de Objetivos Baseados na Ciência (Science Based Targets Initiative).
  •  Uma plataforma inspiradora e de engajamento público que reúne o melhor da música ao vivo, cultura, marcas, educação e ciência para abordar e inspirar soluções para a mudança climática entre a indústria, nossos funcionários e os milhões de fãs que passam por nossos portões.

 

Abordagem

Identificamos oito áreas prioritárias que compõem o nosso trabalho de sustentabilidade: emissões e energia, uso de recursos e resíduos (incluindo plástico), água, alimentos, engajamento público, compras, transporte e impactos locais. Cada área foi avaliada no contexto de seu impacto e contribuição para os relevantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU¹.

Emissões de Gases de Efeito Estufa

Em 2019, todas as instalações e eventos ao vivo da Live Nation medirão suas emissões de gases de efeito estufa com o objetivo de estabelecer metas científicas que garantirão que nossas reduções de em[1]issões de gases de efeito estufa estejam alinhadas com as recomendações estabelecidas no Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) de 2018.

Isso nos permitirá estabelecer metas anuais de redução para cumprir nosso objetivo abrangente de redução de 50% nos escopos 1 e 2 das emissões de gases do efeito estufa até 2030.

Energia

Vemos a rápida transição para uma economia de baixo carbono como urgente.

Nosso objetivo é que todos os nossos espaços próprios, espaços operados por nós, escritórios e eventos ao vivo sejam alimentados por energia 100% renovável. Nossos prédios e instalações irão operar sob padrões certificados de eficiência de energia.

Nos próximos 10 anos, iremos aumentar a participação de energia de fontes renováveis e investiremos em medidas de eficiência de energia e certificações. Selecionaremos parceiros e fornecedores que possam nos ajudar a atingir nossa meta, apoiar inovações e testar novas tecnologias.

Eficiência de Recursos e Resíduos

A Live Nation irá priorizar a redução de resíduos, seguida pela reutilização e então a reciclagem, recuperação de energia e descarte.

Nosso objetivo é que todos os nossos escritórios, espaços e eventos produzam zero de lixo para aterros sanitários e alcancem uma taxa de recuperação de material de 50% (ou mais) até 2030, considerando pré-requisitos locais e nacionais.

Iremos informar sobre nossos resíduos com precisão e desenvolvemos planos de gerenciamento de resíduos com nossos prestadores. Vamos criar sistemas de gestão de resíduos em circuito fechado nos nossos espaços e eventos e apoiar o desenvolvimento de uma economia circular.

Plástico

Eliminaremos a venda de plásticos de uso único em nossos espaços, eventos próprios e eventos operados por nós até 2021, no máximo. Todos os itens utilizados a partir de então devem ser reutilizáveis, renováveis, certificados como compostáveis ou, se inevitável, feitos de pelo menos 30% de conteúdo reciclado.

Isso inclui recipientes de amostras, talheres, pratos, copos, garrafas, louça para servir, sachets, varetas de misturar, canudos.

Vamos explorar alternativas disponíveis ao plástico e alinhar nossos parceiros para o mesmo objetivo.

Vamos implementar uma política de aquisição que priorize:

       Reutilização acima de uso único

       Renovável acima de recursos finitos

       Produtos compostáveis certificados onde existam instalações comerciais de compostagem

       Priorizar produtos com o maior conteúdo reciclado disponível; pelo menos 30%

Água

Forneceremos um bom acesso a água potável de qualidade em nossos espaços e eventos ao vivo, reduziremos o desperdício de água e identificaremos áreas de alto risco que exijam restrições ao consumo de água. Vamos explorar a reutilização de águas residuais e apoiar a inovação nesta área.

Comida

Vemos a produção industrial de alimentos e o desperdício como uma questão ambiental. Iremos reconhecer o impacto do carbono dos alimentos e trabalharemos com nossos fornecedores para obter alimentos com os mais altos padrões de bem-estar animal possíveis. Oferecer comida saudável e de qualidade aos nossos clientes é uma prioridade.

Vamos minimizar a quantidade de comida que vai para o lixo e fazer melhor uso das instalações de compostagem.

Engajamento

Nossos objetivos de sustentabilidade serão comunicados de forma clara e transparente ao nosso público e usaremos nossa posição e alcance para nos engajar com nossos clientes e aumentar a conscientização sobre questões ambientais. Vamos nos conectar e colaborar com causas e organizações ambientais locais e nacionais. Participaremos de conversas de sustentabilidade dentro e fora da indústria para compartilhar as melhores práticas e aprender com os outros.

Parcerias e Compras

Trabalharemos com nossa cadeia de fornecimento, parceiros e patrocinadores para atingir metas de sustentabilidade mútuas.

Iremos considerar o ciclo de vida completo dos produtos que adquirimos e permitiremos o desenvolvimento de novos mercados para apoiar produtos sustentáveis.

Transporte

É importante que todos os nossos espaços e eventos ao vivo tenham boas conexões de transporte público e trabalharemos com fornecedores e autoridades locais para incentivar o uso de transportes sustentáveis, como ônibus, bonde, trem, ônibus de viagem e bicicletas. No que se refere aos impactos negativos inevitáveis, iremos reconhecer, medir e criar impactos positivos para equilibrá-los e promover isso para nosso público, artistas, fornecedores e empreiteiros.

Impactos Locais

Ecologia - Cada local e espaço tem suas características próprias e os designs são preparados para levar em conta quaisquer áreas ecologicamente sensíveis, artefatos de patrimônio histórico ou de significado cultural. Iremos trabalhar respeitando as condições locais e realizaremos avaliações ambientais ou de impacto na biodiversidade, se necessário, para proteger a flora e fauna locais, enquanto nossos eventos acontecem.

Ruído e Luz - Trabalharemos para minimizar o impacto do ruído e da poluição luminosa de nossos eventos.

Comunidade Local - Apoiamos instituições de caridade locais e criamos oportunidades de emprego local sempre que possível. Faremos o possível para medir o impacto econômico que nossos espaços e eventos ao vivo têm nas áreas locais.

Bem-estar - Iremos garantir a saúde e o bem-estar de todos os funcionários e visitantes.

Governança

A política de sustentabilidade será gerenciada de maneira centralizada e desenvolvida individualmente em cada país, criando a capacidade de cada equipe em manter a sustentabilidade no coração do nosso planejamento e das nossas operações.

Cada país participante desenvolverá um sistema de gestão ambiental e um plano de ação definindo as etapas que serão implementadas para alcançar nossos objetivos.

Em 2019, mediremos nossa pegada de impacto ambiental utilizando uma abordagem padrão e usaremos isso para estabelecer medidores e objetivos com os quais trabalharemos todos os anos. Iremos acompanhar, medir e compartilhar nosso progresso de forma transparente e almejamos publicar relatórios anuais. Utilizaremos sistemas de certificação quando apropriado.

Vamos compartilhar experiências (positivas e negativas) sobre as mudanças que fizermos, compartilhando as melhores práticas e aprendendo uns com os outros.

Buscaremos continuar desenvolvendo e melhorando constantemente esse posicionamento.


[1] Onze dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são diretamente relevantes para eventos de música ao vivo e estão listados aqui: 3 - Saúde e Bem-Estar, 4 - Educação de Qualidade, 6 - Água Limpa e Saneamento, 7 - Energia Limpa e Acessível, 9 - Indústria, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Consumo e Produção Responsáveis, 13 - Ação Climática , 14 - Vida Embaixo da Água, 15 - Vida na Terra e 17 - Parceria para os Objetivos.